RESUMO

     O contexto deste trabalho nos levou a refletir sobre a procriação humana inconseqüente ou sem planejamento e, também, a banalização da maternidade em idades cada vez mais precoces, tendo como finalidade abordar a maternidade na adolescência.
     As mudanças de valores e costumes observadas na sociedade atual, se refletem na e pela dinâmica das relações familiares, levaram a uma reestruturação das regras de comportamento, abriram possibilidades para uma iniciação sexual mais cedo, principalmente para as meninas, e ampliaram as possibilidades reprodutivas nesse período da vida.
     Ao ser diagnosticada a gravidez a adolescente, deverá ser começado o pré-natal, o apoio da família, em especial dos pais, e principalmente, que a mesma tenha auxílio de um profissional da área de psicologia para trabalhar o emocional dessa adolescente. Dessa forma, ela terá uma gravidez tranqüila, terá perspectivas mais positivas em relação a ser mãe, pois muitas entram em depressão por achar que a gravidez significa o fim de sua vida e de sua liberdade.

Palavras chave: gravidez, adolescência, família e apoio psicológico.

OBJETIVOS


OBJETIVO GERAL

Conhecer aspectos importantes da maternidade em adolescentes e gravidez precoce, bem como as mudanças ocorridas na vida da mesma, na vida familiar em razão desse fenômeno.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Analisar sobre a gravidez precoce na adolescência

• Analisar sobre a nova realidade da mãe adolescente, analisando as diversas fases e dificuldades que a mesma passa.

• Correlacionar a mãe adolescente com sua família, companheiro e apoio psicológico que a mesma recebe.


JUSTIFICATIVA

Sabemos que muitas adolescentes estão engravidando e são vários os motivos que levam uma adolescente a engravidar e conhecer um pouco mais sobre o tema nos ajuda a entender essa situação, buscar ajuda e prevenção.

A forma como esta adolescente e seu bebê é acolhida por sua família e por seu companheiro, as dificuldades enfrentadas tanto no enfrentamento social como também nos cuidados com o bebê.

METODOLOGIA

Foram realizadas varias pesquisas através da internet, de livros na biblioteca da faculdade, e após este levantamento da referencia bibliográfica, o grupo reuniu-se semanalmente após as aulas tanto na sala de estudo como no laboratório de informática, para que fosse feitas a alimentação do conteúdo no blog e também da parte escrita (Word).

Em todo momento o grupo esteve unido, tudo feito com o consentimento, aval e ciência de todos, participando de todas as atividades da elaboração do mesmo. A participação de cada membro do grupo foi integral em todas as etapas do presente trabalho.

PESQUISA / COLETA DE DADOS

Foram realizadas varias pesquisas através da internet, de livros na biblioteca da faculdade, incluindo vários tipos de revistas para adolescentes como Gloss, Capricho, etc.

Para os arquivos disponibilizados em PDF, criamos no site do SlideShare um cadastro e colocamos lá parte da pesquisa encontrada. Os destaques desta pesquisa são: 
http://www.slideshare.net/secret/596GEvule5jLWU


http://www.slideshare.net/secret/yQDIvVgsoaP86w

http://www.slideshare.net/secret/k3PphG5VNGIpu4

http://www.slideshare.net/secret/Gjw44VLQlppF96

http://www.slideshare.net/secret/596GEvule5jLWU

Um comentário:

Linguagem, Internet e Ensino disse...

Olá Garotas,
Estão no caminho. Pelo jeito vocês estão construindo as duas primeiras etapas que eram do bimestre passado.
1) Produção do Resumo
2) VÁRIAS FONTES DE PESQUISA rsss
coletando materiais para publicar no blog sobre o tema de pesquisa escolhido pelo grupo.
AGORA
Estamos na terceira e última etapa
que consiste na produção do TEXTO do GRUPO rsss
Vocês devem produzir os textos:
Produzidos pelo grupo com base na DELIMITAÇÃO - Contexto -
- História em Quadrinho
- Charge
- Video
- Entrevista
- Resenha Crítica...
bjs